Trem da vida, estações e partidas

A vida é um trem. Felizmente ou infelizmente a vida é realmente um trem. Em cada estação alguns descem outros sobem. Você tem sorte se algumas pessoas ficam várias estações na sua vida, mas não dá pra contar com isso. Uma hora alguém tem que descer, e não é por superpopulação no trem da vida, porque sempre cabe mais um. É porque às vezes a gente tem que descer do trem deles, sabe?

Me perdoem a analogia mas a vida é isso sim, a gente desce de trens o tempo todo ou nem chega subir, por vezes só vemos o trem chegar e passar pela estação sem a mínima intenção de subir nele. E talvez isso não seja ruim, mas você nunca vai saber o que teria dentro daquele trem, porque você não subiu.

Perder um amigo pra morte dói. A morte é a descida mais dolorosa que o trem pode nos proporcionar. Mas existem outras formas de morrer. Como num episódio de Black mirror, em alguns casos a gente pode simplesmente querer bloquear aquela pessoa da nossa vida, não ver mais, não saber mais, não ter nenhum contato. E isso também é uma forma de morte, você empurra a pessoa pra fora do seu trem ou simplesmente desce do trem dela.

E tem os amigos que simplesmente resolvem não ser mais amigos, só esquecem de nos avisar não é? E a gente fica com aquela cara do meme do John Travolta olhando em volta sem saber pra onde ou porque ir. Mas temos que ir, é a lei da vida. Não dá pra ficar parado na estação, porque senão as coisas não acontecem, novas pessoas não entram no trem.

Amizade sempre foi um tema que me fez refletir. Por que aquela pessoa simplesmente se afastou? Ou o mais frequente “por que ela agiu assim? Dessa forma eu vou ter que me afastar”. Amigos amigos, estações à parte. Inevitavelmente chega a hora de descer meu caro – seja você do trem dele(a) ou ele(a) do seu – e não adianta ficar parado tentando entender. Até porque muitas vezes a resposta está na próxima estação, quando alguém entra e te faz entender que você precisava passar por tudo aquilo e chegar ali.

Boa Viagem.

[Luciana Meningue]

Comments

comments