Por que as mulheres falam tanto?

zooey

Não é porque gostamos de ver a cara dos outros de frustração ao tentar falar no intervalo da nossa respiração. Nem porque gostamos de ver a cara dos caras de ‘o que diabos ela está falando?’. Muito menos porque queremos dominar o mundo com um único som – o da nossa voz.

Mulheres falam demais porque os assuntos precisam ser verbalizados. Porque pensamos mais do que o necessário e duas vezes mais que os homens antes de falar. Só que às vezes os pensamentos acontecem rápido o bastante para que a fala aconteça antes mesmo do raciocínio a respeito do assunto pensado. Isto é, sim nós pensamos pra falar, mas pensamos quase tão rápido quanto falamos. O que caracteriza uma velocidade ultra biônica diante das nossas forças em querer raciocinar antes de sonorizar a informação.

Projetar a voz é uma necessidade física da mulher. Em alguns dias, quando estamos deprimidas, essa projeção é quase um martírio. E acredite: quando uma mulher está indisposta a empregar sua voz em uma frase, ela certamente precisa ser ouvida. Mesmo que não consiga dizer uma só palavra.

Se uma garota resolve gastar a voz com você, ouça. Sim ela fala bastante e fala com muita gente, e talvez seja só um momento bem humorado. Mas também pode ser um sinal claro de que ela tem interesse em abrir parte do que pensa para os seus ouvidos. Seja gentil, ouça.

Não interrompa uma mulher quando ela tiver uma verborragia na sua frente – mesmo que por telefone ou msg de texto – e lembre-se que ela realmente precisa dizer tudo aquilo, ainda que metade do que esteja vomitando em você, seja apenas uma forma de exemplificar a potência do que vem acontecendo dentro de seus sentimentos.

Não dá pra explicar exatamente apenas um motivo que leva uma garota a falar loucamente. Pode ser adrenalina, felicidade, empolgação ou só café. Mas se uma garota pudesse te dar um conselho, ela diria “ouça”, preste atenção. Não é apenas necessidade de ser escutada, mas de ser ouvida!


 

[L.M.]

Comments

comments