O que nunca me contaram sobre morar sozinha

Vá morar sozinha, eles disseram. Vai ser legal, eles disseram. E é realmente legal, existe mesmo um lado de ter a casa cheia de amigos, gente dando uma passadinha o tempo todo, sempre alguém ficando pra dormir, sempre uma cerveja gelada entre amigos. Essa parte não mentiram, essa parte é ótima. A parte de não dar satisfação e de ter liberdade também é ótima. Mas tem coisas que simplesmente as pessoas ocultam, e uns até transformam em piada. Eu ainda não encontrei a graça.

  1. Não importa o quanto sua casa seja pequena, sempre vai caber mais um unicórnio que você vai gastar horrores pra comprar e não vai usar pra absolutamente nada.
  2. Não importa o tamanho da sua casa, ela sempre precisará ser limpa. E se você vive na pindaíba como a maioria das pessoas assalariadas, é você mesmo que vai ter que limpar a casa. É um ciclo não legal, totalmente necessário e inevitável.
  3. Você pode morar com um ou mais amigos, e isso é gostoso, mas inevitavelmente vocês vão brigar. E as brigas tendem sempre a ser piores quando o assunto é totalmente irrelevante. Dividir também é aprender a ceder. Se você morar com um namorado ou marido, talvez isso seja facilmente resolvido com um sexo de reconciliação. Isso é impossível – teoricamente – entre amigos, o que torna a briga mais ou menos interminável até o ponto que vocês ou tomam um porre juntos ou simplesmente seguem em frente porque não tem muito pra onde fugir.
  4. Se você mora em prédio, pode não ter problemas com os vizinhos – desde que você não more em prédio. Você vai ter problema com todo mundo um dia, ou o vizinho que é homem mas anda de salto alto na madrugada (suspeitamos de uma drag enrustida ou mulher entrando sorrateiramente, ainda não foi comprovada nenhuma teoria), ou é o síndico que não ajuda em absolutamente nada, ou o zelador que não zela, ou a imobiliária que não faz questão de trabalhar. Se você mora em casa, os problemas podem ser piores porque você não pode reclamar pro síndico que não faz nada. Então geralmente dá polícia e aí é festa da fofoca rolando solta pra saber o que te levou a querer prender o vizinho que dá festa com funk até 5 da manhã.
  5. Você vai ficar feliz em não estar mais na casa dos pais, mas isso também vai ser triste. Simplesmente porque você tem que fazer seu próprio tudo. TUDO mesmo – café, cama, mesa, banho, barba, cabelo e bigode. Se você saiu da casa dos pais pra morar completamente sozinho, triplique esse item por quatro porque a solidão é um gás inodoro, invisível e corrosivo e ela se apodera de todos os cantos da sua casa até que você se acostume e não sufoque mais. Se morar longe o suficiente pra ficar difícil de visitar os pais, acho que o gás mortal da solidão vai tentar te matar todos os dias.

Eu poderia ficar mais alguns dias falando sobre tudo o que não me contaram antes dessa nova vida ser a minha vida, até porque é bom ter com quem conversar e escrever também é uma válvula de escape, mas a única coisa que eu posso te dizer agora é que nada disso mata. No fim das contas as histórias, os aprendizados, os sorrisos e até as lágrimas passam a ser um caminho seguro e firme direto para o mundo da maturidade. E uma hora isso tinha que acontecer não é Peter Pan?!

[Luciana Meningue]

Comments

comments